- Identidades de Sucesso
- Posts
- "Sincericídio" e o Oscar do Identidades de Sucesso
"Sincericídio" e o Oscar do Identidades de Sucesso
por que não basta ter sucesso, é preciso ser sucesso

Oi leitor,
A Liderança Feminina nunca esteve tão presente. Mulheres já ocupam cargos de alto nível, comandam grandes corporações e são referência em diversas áreas. Mas a pergunta que não pode ser ignorada é: onde estamos de fato e o que ainda precisa mudar? Nesta edição, vamos refletir sobre o cenário atual da Liderança Feminina, as oportunidades e as barreiras que ainda limitam o avanço das mulheres no topo.
Enquanto ainda não iniciamos as gravações da 8a temporada do Identidades de Sucesso (que será muito em breve!), preparamos um conteúdo especial para você: 🏆 O Oscar do Identidades de Sucesso 🏆, uma seleção dos melhores momentos de entrevistas, de todas as nossas temporadas. Insights valiosos para quem busca inspiração e aprendizado.
Além disso, um passo a passo para quem tem o hábito de cometer sinceiricídio nas suas relações.
Prepare-se para este conteúdo transformador!
No email de hoje:
🏆O Oscar do Identidades de Sucesso 🏆, os cortes com os melhores trechos das entrevistas de todas as temporadas do Identidades de Sucesso.
Mulheres no Comando: onde estamos e o que ainda precisa mudar?, por Letícia de Freitas e Castro.
Success Speaker | Comunique-se com sucesso, como diferenciar comunicação autêntica de “sincericídio”.
Success on Demand, o melhor para ler, ouvir e assistir.
🏆O Oscar do Identidades de Sucesso 🏆
Se você pudesse premiar os melhores insights sobre liderança e mentalidade de sucesso, quem levaria a estatueta?
Reunimos os momentos mais marcantes do Identidades de Sucesso em uma playlist especial de cortes curtos. Uma seleção de falas inspiradoras de grandes líderes, para você absorver conhecimento de forma rápida e prática.
Mulheres no comando: onde estamos e o que precisa mudar?, por Letícia de Freitas e Castro.
Às vésperas do mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, uma data que antes era marcada por gestos simbólicos, como o ato de presentear com rosas, hoje se torna um espaço essencial para ampliar e aprofundar o debate sobre equidade de gênero e os avanços femininos no mundo corporativo.

"Sempre me considerei uma pessoa autêntica e que fala o que pensa, mas tenho recebido algumas insinuações de que essa minha autenticidade é boa para as minhas relações. O que fazer?”
Falar o que pensa, de qualquer maneira, na maioria das vezes irá soar grosseiro e deselegante. Existe um termo muito usado nestes casos, que chamamos de sinceiricídio, uma sinceridade exacerbada, que simplesmente ‘mata’ a comunicação com o interlocutor. Principalmente quando esta fala é feita em situações sensíveis, como em feedbacks ou reuniões acaloradas, por exemplo.
Vou compartilhar aqui com você uma forma prática e efetiva, para que você passe a ter maior controle nessas situações e possa transmitir a sua mensagem de forma autêntica e adequada.
Passo 1 : A partir de agora, comece a analisar todas as suas interações - tanto corporativas quanto sociais - e entenda em quais circunstâncias você comete o sincericídio;
Passo 2: Tente identificar os gatilhos mentais que te levam a esta ação;
Passo 3: Pratique sozinho promover situações que te levem a estes gatilhos, para começar a desenvolver consciência de como responde a cada estímulo;
Passo 4: Pense de que forma você poderia transmitir esta mesma mensagem, sem ferir o outro;
Passo 5: A partir de então, sempre que se vir numa situação de possível sincericídio, faça uma respiração profunda antes de responder, ative a consciência para os gatilhos que você já identificou, e formule as suas falas de forma intencional, para transmitir a mensagem que você deseja, da melhor forma para todos os envolvidos.
Tenha em mente que estas etapas não devem eliminar a firmeza das suas opiniões e da sua mensagem, mas tão somente te ajudar a entender como construi-la de forma que o outro seja receptivo ao entendimento.
Você verá como transmitir a sua verdade, de forma autêntica, mas com respeito ao espaço do outro, proporcionará relações melhores e mais saudáveis. Depois me conta os seus resultados!

na cabeceira: Tom Brady: 12 lições de liderança, de Carlos Ferreirinha e Leandro Crepaldi
nos AirPods: Royalty, Egzod, Maestro Chives, Neoni
no streaming: O Jogo da Imitação
Chegamos ao fim desta edição! Obrigada pela companhia e parabéns por seguir se conectando a histórias, insights e conhecimentos que agregam valor à sua jornada. É uma alegria ter você como parte dessa trajetória!
Reply